terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DEPOIMENTO DA CRIANÇA USO DO ÁBACO




A atividade foi proposta a uma criança de 7 anos e meio que cursa o 2º ano do ensino fundamental I, o mesmo relatou que não conhecia o ábaco, o grupo explicou que o ábaco ajudava as crianças a contarem e a terem os seus primeiros contatos com números e contas, depois o grupo mostrou a criança como se manipulava o ábaco com hastes, que a primeira casa correspondia à unidade, a segunda correspondia à dezena, a terceira correspondia à centena, a quarta correspondia a unidade de milhar.
O grupo deixou que a criança explorasse o ábaco, que o colocou de diversas maneiras e posições, empilhou as contas, as separou por cores e as contou. O grupo percebeu que a criança entendeu rapidamente o funcionamento do ábaco.
Ao apresentar a atividade proposta, o grupo retomou com a criança como utilizava as casas, o mesmo balançava a cabeça como sinal de positivo que estava entendendo e levantando o polegar (joia).
O grupo percebeu insegurança na criança ao iniciar a primeira questão, pois ao fazer olhou diversas vezes para as integrantes do grupo e ao terminar perguntou se estava certo, um integrante do grupo perguntou ao mesmo como ele havia feito e a criança foi explicando e apontando para a questão e a integrante falou que ele havia feito de forma correta.
Antes de iniciar as outras atividades as integrantes do grupo falou para a criança responder de acordo com o que havia entendido, ela falou que tudo bem e iniciou os outros exercícios, as integrantes foram a  incentivando que estava indo muito bem. Perceberam que ao avançar nas atividades apresentava cada vez mais facilidade, levando menos tempo para fazer.
Ao terminar a 1ª e 2ª folha de atividades a criança falou que dava para entender melhor os números, porque escrevia e contava as argolinhas.
Na 3ª folha de atividade, o grupo ofereceu a criança o ábaco de hastes para auxilia-la, foi explicado à primeira questão, e o mesmo fizeram as demais, a criança falou que era bom fazer com o ábaco porque dava para ver, tirar e colocar as argolinhas do pauzinho e a matemática ficava mais fácil.
A criança apresentou interação com o ábaco e compreensão das casas decimais, e a mesma percebeu a possibilidade de fazer operações diferentes, pois ao terminar as atividades propostas, brincou de subtrair tirando as peças e dizendo quanto ficava e de adição onde colocava argolinhas e falava que tinha mais.


FOTO DEMONSTRA UMA ATIVIDADE COM ÁBACO





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