A atividade foi proposta a uma criança de 7 anos e
meio que cursa o 2º ano do ensino fundamental I, o mesmo relatou que não
conhecia o ábaco, o grupo explicou que o ábaco ajudava as crianças
a contarem e a terem os seus primeiros contatos com números e contas, depois o
grupo mostrou a criança como se manipulava o ábaco com
hastes, que a primeira casa correspondia à unidade, a segunda
correspondia à dezena, a terceira correspondia à centena, a quarta correspondia
a unidade de milhar.
O grupo deixou que a criança explorasse o ábaco, que
o colocou de diversas maneiras e posições, empilhou as contas, as separou por
cores e as contou. O grupo percebeu que a criança entendeu rapidamente o
funcionamento do ábaco.
Ao apresentar a atividade proposta, o grupo retomou
com a criança como utilizava as casas, o mesmo balançava a cabeça como sinal de
positivo que estava entendendo e levantando o polegar (joia).
O grupo percebeu insegurança na criança ao iniciar a
primeira questão, pois ao fazer olhou diversas vezes para as integrantes do
grupo e ao terminar perguntou se estava certo, um integrante do grupo perguntou
ao mesmo como ele havia feito e a criança foi explicando e apontando para a questão
e a integrante falou que ele havia feito de forma correta.
Antes de iniciar as outras atividades as integrantes
do grupo falou para a criança responder de acordo com o que havia entendido,
ela falou que tudo bem e iniciou os outros exercícios, as integrantes foram
a incentivando que estava indo muito bem.
Perceberam que ao avançar nas atividades apresentava cada vez mais facilidade,
levando menos tempo para fazer.
Ao terminar a 1ª e 2ª folha de atividades a criança
falou que dava para entender melhor os números, porque escrevia e contava as
argolinhas.
Na 3ª folha de atividade, o grupo ofereceu a criança
o ábaco de hastes para auxilia-la, foi explicado à primeira questão, e o mesmo
fizeram as demais, a criança falou que era bom fazer com o ábaco porque dava
para ver, tirar e colocar as argolinhas do pauzinho e a matemática ficava mais
fácil.
A criança apresentou interação com o ábaco e compreensão
das casas decimais, e a mesma percebeu a possibilidade de fazer operações
diferentes, pois ao terminar as atividades propostas, brincou de subtrair
tirando as peças e dizendo quanto ficava e de adição onde colocava argolinhas e
falava que tinha mais.
FOTO DEMONSTRA UMA ATIVIDADE COM ÁBACO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário