quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PROPOSTA DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA




Passo 2

Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula, lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.
Situação escolhida
Fazer compras - verificar o valor que tem com o que se quer comprar. Pesar legumes, verduras na feira, lidar com quantidade dúzia e quilograma.
Ver horas no relógio – horas, minutos e segundos

Faixa etária escolhida de 09 anos



  










As diferentes formas de operar a matemática no dia-a-dia                              


Tendo em vista que os conhecimentos matemáticos são de difícil assimilação, propomos um tema com base no cotidiano da criança, pois a matemática se faz presente na mais diversas situações do nosso dia-a-dia, e a criança parte integrante da sociedade precisa gradativamente necessita, tanto aprender como lidar com as situações rotineiras que envolvem a matemática no dia-a-dia. Nesse sentido na sala de aula se faz necessário planejar atividades que proporcionem aprendizado com base nos conhecimentos prévios que a criança traz consigo como por exemplo, ir a feira com os pais aos domingos, ver horas, dentre muitas outras vivências diárias. Conforme o PCN ensinar matemática com base no cotidiano da criança facilita o aprendizado, não que este será suficientemente bom o bastante por si só, mas da ao professor oportunidade de sair do esquema do simples decoreba. Como disse Ausubel, uma aprendizagem memoristica, não faz conexão com conhecimento prévio, não vai se ancorando, ou seja, uma aprendizagem inconsistente e por consequência maior probabilidade de esquecer o conteúdo. Nesse sentido podemos dizer que os conhecimentos da vivência da criança servem como ancoragem e possibilita a formação de novos conceitos. Ao propormos ensinar horas para os alunos através da confecção do relógio e a manipulação de materiais, pudemos observar que esta prática ultrapassou nossos objetivos, porque ale da criança aprender horas, muitos conceitos são ampliados e fixados, tais como: ordem, sequência, formas geométricas, números romanos, quantidade, medida, noção de tempo, calculo mental.

Atividade: a criança e as horas
Destina-se a crianças de 09 anos de idade e 4º ano do Ensino Fundamental
Procedimentos
1ª Etapa Análise do conhecimento prévio, exposição do conteúdo e esclarecimento de dúvidas;
Objetivo: Aprender hora, minuto, segundo, ou seja, ampliar o conceito de sequência, ordem, quantidade;
2ª Etapa: Dividir a classe em grupos e solicitar matérias.
Caixa de fósforos, cartolina, palitos de sorvete, tampinhas de refrigerante, guache, lápis colorido, tampas de potes plástico redondos, caderno agenda para servir como medida.
Essa etapa leva algumas aulas para ser concluída, pois, a manipulação dos objetos e comunicação entre os grupos se faz necessária.
3ª Etapa: Ao término da construção do relógio e a socialização dos conhecimentos, se faz necessário Exercícios de fixação. 




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