quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A construção do conceito de número e as suas possíveis intervenções em crianças



A criança precisa compreender o conteúdo matemático por si próprio através de métodos que incentivem o seu aprimoramento do conteúdo. Não simplesmente embutir regras e métodos, repetindo assim os modelos de forma mecânica sem a compreensão delas. Cabe a nos educadores apresentar a criança métodos para que ela desenvolva as suas próprias técnicas do calculo matemático e não permaneçam limitadas em um único processo.
Inicialmente precisar fazer com que as crianças sintam-se capazes, inteligentes e autoras de seu saber, estar presente delas e sentir as suas dificuldades, anseios e principalmente incentivar as suas conquistas. As crianças aprender brincando , baseada na sua realidade, em seu interesse e na sua maturação, ela própria descobre, constrói, observa, reinventa, mais para que isso aconteça, ela necessita vivenciar, pegar, montar, mexer, sentir.
No entanto para que ela possa compreender o conceito dos números necessitamos da interação entre o educador e os educandos e na contribuição da sua cultura e de suas vivencias. Como na alfabetização dominar os códigos pode ser uma tarefa difícil, pois ela passa por um processo que adquiri domínio de um código numérico (algarismos) e a habilidade de associar os números com as quantidades, de lê-los, de escrevê-los, compará-los, realizar operações posicionando-os em uma sequência.
Para trabalhar esses conceitos com as crianças torna-se necessário apresentar atividades adequadas que contribuem para seu processo de aprendizagem matemático contribuindo na construção de cada conceito. Estimulando as percepções táteis, visuais e auditivas, auxiliando na memória sensorial, armazenando informações realizadas pelos cinco sentidos. No brincar as crianças vivenciam, expressam, representam, registram e também socializam com os demais alunos, com educador e a equipe multidisciplinar.
O educador deve propor brincadeiras que contribuam para esse relacionamento matemático entre a criança, que tenham regras, colaboração, desenvolva na criança a organização, pensamento nas suas atitudes, deixar que ela própria conte a sua experiência, os seus descobrimento, a sua conclusão, deixar ela própria representar de maneira espontânea, estimular a criatividade, a importância registrar, e permitir que a criança entre em contato com as varias formas de expressão.
Para incentivar as crianças devemos ter materiais diversos para aprimorar sua descoberta matemática que podem ser: matérias concretos sem estruturas que são as sucatas como tampinhas de garrafa pet, palitos, material com EVA, e os matérias estruturado como o material dourado e o material, o ábaco, escala de cuisenairee os matérias simbólicos, que são os dinheiro de mentira, fichas com valores que são utilizados em crianças a partir de 8 anos.
Apresentar para criança a linguagem matemática de maneira que ela possa representar a suas vivencias e suas descobertas, enquanto educador quando aprendemos a ter o olhar de uma criança conseguimos compreender as suas necessidades, as suas interpretações e as suas dificuldades em realizar uma atividade matemática, para que essa realidade mude precisamos ter um olhar inocente de criança, dar atividades que estimule o seu conhecimento, desafiando para novos desafios e o mais importante como é bom aprender de maneira prazerosa e significativa.

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