A criança precisa compreender o conteúdo matemático
por si próprio através de métodos que incentivem o seu aprimoramento do
conteúdo. Não simplesmente embutir regras e métodos, repetindo assim os modelos
de forma mecânica sem a compreensão delas. Cabe a nos educadores apresentar a
criança métodos para que ela desenvolva as suas próprias técnicas do calculo
matemático e não permaneçam limitadas em um único processo.
Inicialmente precisar fazer com que as crianças
sintam-se capazes, inteligentes e autoras de seu saber, estar presente delas e
sentir as suas dificuldades, anseios e principalmente incentivar as suas
conquistas. As crianças aprender brincando , baseada na sua realidade, em seu
interesse e na sua maturação, ela própria descobre, constrói, observa,
reinventa, mais para que isso aconteça, ela necessita vivenciar, pegar, montar,
mexer, sentir.
No entanto para que ela possa compreender o
conceito dos números necessitamos da interação entre o educador e os educandos
e na contribuição da sua cultura e de suas vivencias. Como na alfabetização
dominar os códigos pode ser uma tarefa difícil, pois ela passa por um processo
que adquiri domínio de um código numérico (algarismos) e a habilidade de
associar os números com as quantidades, de lê-los, de escrevê-los, compará-los,
realizar operações posicionando-os em uma sequência.
Para trabalhar esses conceitos com as crianças
torna-se necessário apresentar atividades adequadas que contribuem para seu
processo de aprendizagem matemático contribuindo na construção de cada
conceito. Estimulando as percepções táteis, visuais e auditivas, auxiliando na
memória sensorial, armazenando informações realizadas pelos cinco sentidos. No
brincar as crianças vivenciam, expressam, representam, registram e também
socializam com os demais alunos, com educador e a equipe multidisciplinar.
O educador deve propor brincadeiras que contribuam
para esse relacionamento matemático entre a criança, que tenham regras,
colaboração, desenvolva na criança a organização, pensamento nas suas atitudes,
deixar que ela própria conte a sua experiência, os seus descobrimento, a sua
conclusão, deixar ela própria representar de maneira espontânea, estimular a
criatividade, a importância registrar, e permitir que a criança entre em
contato com as varias formas de expressão.
Para incentivar as crianças devemos ter materiais
diversos para aprimorar sua descoberta matemática que podem ser: matérias
concretos sem estruturas que são as sucatas como tampinhas de garrafa pet,
palitos, material com EVA, e os matérias estruturado como o material dourado e
o material, o ábaco, escala de cuisenairee os matérias simbólicos, que são os
dinheiro de mentira, fichas com valores que são utilizados em crianças a partir
de 8 anos.
Apresentar para criança a linguagem matemática de
maneira que ela possa representar a suas vivencias e suas descobertas, enquanto
educador quando aprendemos a ter o olhar de uma criança conseguimos compreender
as suas necessidades, as suas interpretações e as suas dificuldades em realizar
uma atividade matemática, para que essa realidade mude precisamos ter um olhar
inocente de criança, dar atividades que estimule o seu conhecimento, desafiando
para novos desafios e o mais importante como é bom aprender de maneira
prazerosa e significativa.
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